sexta-feira, dezembro 01, 2006

O que é um blog?

Ainda não sei. Estou tentando descobrir.
Quando ouvi a palavra pela primeira vez, me deu nojo.
Parecia uma onomatopéia de vômito: blog!
Pensei cá comigo: deve ser uma porcaria!
...........
O tempo foi passando e foi só blog pra lá, blog pra cá,
Virou uma febre, comecei a visitar alguns,
Muito desconfiado do modismo, mas enfim...
O tempo passou...
.................
Hoje, sou um devorador de blogs.
Não tenho dúvida de que o blog é o instrumento mais democrático desse instrumento democrático, que é a internet.
Além de poder acessar as poesias de Camões, Castro Alves, João Cabral; as obras de Machado, Rui, Chico, Guimarães e Veríssimo, posso ler Zuza, Zé Poeta, Mota... Quando poderíamos ler Zuza, Zé Poeta e Mota, sem a democracia dos blogs? Além de Mino Carta, Alberto Dines e Paulo Henrique Amorim, as últimas eleições para presidente do Brasil mostraram a força dos Josés, Joões e Antonios que, através dos milhares, talvez milhões de comentários contestando as posições oficiais dos ditos "grandes jornalistas" da dita "grande imprensa", formaram uma contracorrente vitoriosa, mostrando a voz da maioria. A internet é, hoje, peça-chave no processo de aprimoramento da nossa ainda jovem democracia.
Aí pensei: Esse negócio é um achado!
....................
E aqui estou eu hoje, inaugurando o meu próprio blog.
E aí repito a pergunta do início: o que é, afinal, um blog?
Um diário? Uma coluna editorial? Uma página literária? Não sei.
Já andei por centenas deles e os há de todos os jeitos, para todos os gostos.
Talvez não seja nada disso, ou tudo isso junto, que, no final, é a mesma coisa.
Talvez seja mesmo algo para confundir, sei lá...
Eu, por mim, vejo essas janelas na internet como porta-retratos cibernéticos.
Cada blog é uma moldura.
Ali, pelas frases, versos, figuras, fotos, alguém mostra a sua cara.
Mais até: sua alma.
............................................
É isso aí. Aderi.
Se tiver saco, ou for curioso, fique à vontade.
Leia minhas poesias, meus causos, minhas histórias.
Isso serve para alguma coisa? Contribui para a cultura do Brasil?
Sei lá! Não escrevi pensando nisso.
Procure você mesmo a resposta.
.........................................................
Talvez seja lixo, não sirva pra nada, pura vaidade minha. Talvez.
Não tenho pretensão nenhuma.
Se gostar, muito bom. Se não, mude de sítio.
Apenas pus a cara na janela, nesse imenso mosaico cultural que é o Brasil.
Afinal, que seria dos Reginetos, se só existissem Machados?
Mas, queiram ou não, o Brasil é feito de Reginetos e Machados.
Sê bem vindo à casa de um cristão. Fique à vontade.

Nenhum comentário: