quarta-feira, dezembro 13, 2006

Iazul (Tudo passa)

Mas quando sentires a mão da desgraça
E chorares o travor da dor cruel;
E da vida sorveres o cadinho de fel
E te vires só, no fragor da praça;
E fecharem-se a ti todas as portas
E os amigos mais fiéis te deram as costas;
Calma! Tem fé e luta! Tudo passa…

E se fores alvo da calúnia e da chalaça
E sofreres a mais vil perseguição
E a covardia da soez humilhação;
E se te acuarem, como à mais fera caça,
E quando já não vires mais saída
E pensares em por fim à própria vida;
Calma! Espera e ora! Tudo passa…

Mas, se a vida se tornar um céu de graça,
E passares a viver no paraíso,
Entre festas, alegrias e sorrisos,
Longe da dor que lá fora grassa,
Ao sabor da fama e do sucesso,
Num labor contínuo de progresso;
Sê prudente e te acautela! Tudo passa…

E se a fortuna só te sorri e te abraça,
E se os amigos te honram e te proclamam,
E se os teus são constantes e te amam,
E vives a sorver em finas taças,
E tens saúde que aos outros causa inveja,
E glórias que esbanjas a quem veja,
Ainda assim, sê prudente! Tudo passa…

Eis uma ciência que a tudo perpassa;
Que recobra a fé ao sofredor
E faz ter humildade ao vencedor,
Trazendo serenidade à raça:
Seja o mal que mortifica e confrange,
Seja toda a felicidade que se esbanje,
Tudo é nuvem que ao vento esvoaça
Nem o mal é o portão do inferno,
Nem o bem é passaporte eterno.
Tudo é um tempo.... Um momento... Tudo passa!
...........................................................
(Iazul vem de uma lenda do escritor Malba Tahan. Significa "tudo passa")

2 comentários:

Anônimo disse...

Regineto,

Foi impressionante como esta poesia se encaixou no meu dia. Aliás, se percebendo realmente seu sentido, ela sempre vem a calhar, não é mesmo?
Infelizmente estou num período em que torço para as coisas passarem mais rápido, mas ela me ajudou a olhar mais pra frente, no horizonte.

Um abraço

Unknown disse...

Nado,
Estou sabendo que na vida tudo passa.Hoje estou mais forte, quem sabe mais feliz, porém ainda tenho uma longa estrada pela frente.Meus agradecimentos pela sua amizade e de irmão que conquistei.
Abraços fraternos.